Roda Moinho conclui oficina de artesanato em parceria com o Ponto de Cultura Cone Sul Plural

O Projeto Roda Moinho concluiu, no início do mês outubro, a primeira  oficina artesanatos, a partir do aproveitamento de resíduos sólidos (tecidos e espumas), doados pela Portal Colchões. Durante as aulas, mulheres da Comunidade Divino Espírito Santo aprenderam a confeccionar almofadas, tapetes, bolsas e outros objetos de decoração.  O material será exposto e vendidos durante feiras e exposições, organizadas pelo Ponto de Cultura Cone Sul Plural. O valor arrecadado, será revertido na confecção de novas peças.



Ponto de Cultura incentiva o artesanato Indígena


             
       O Ponto de Cultura Cone Sul Plural tem intensificado as ações para a promoção e valorização de artefactos indigenas. Com o objetivo de resgatar antigas tradições, remanecentes das etnias Mamaindê e Sabanê, pertencentes à Nação Nambiquara, estão sendo incentivados a produzirem brincos, colares, pulseiras e cestarias a partir de fibras e sementes amazônicas. Percebe-se a alegria, nas faces de índios idosos, quando observam a capacidade de produção dos mais novos.


Ponto de Cultura Cone Sul Plural em contato com alguns Indíos





O Ponto de Cultura Cone Sul Plural, em contato com alguns índios das Etnias Sabanê e Mamaindê,  moradores de aldeias localizadas próximo da cidade de Vilhena. 

Atráves desses contatos o Ponto de Cultura firma parceria com o objetivo de juntos repensar estratégias de resgate e manutenção de suas culturas.

Para o Cacique da Aldeia Sabanê o Ponto Cultura Cone Sul Plural vem para ajudar a comunidade à resgatar a sua história, suas tradições e cultura e para nós do Ponto é uma satisfação opotunizar condições para que isto ocorra.




Ponto de Cultura Cone Sul Plural firma parceria com o Projeto Roda Moinho


O Ponto de Cultura Cone Sul Pural firmou parceria com o Projeto Roda Moinho.  O Projeto Roda Moinho é uma iniciativa da Igreja Católica e Pastoral da Criança, em Vilhena, é desenvolvido pela Comunidade Divino Espírito Santo do Bairro Alto Alegre. 

O Roda Moinho realiza, de segunda à sexta-feira, uma série de atividades com famílias da comunidade. Entre ações de produção de artesanato, apartir de resíduos sólidos, o Roda Moinho, inicia os dias com distribuição leite e pães de soja, disponibilizados pela Prefeitura de Vilhena.

A pareceria firmada com o Ponto de Cultura oportuniza a realização de oficinas de produção de bolsas, tapetes, almofadas e outros obsejetos decorativos.