WILSON CAMARGO VENCE MOSTRA ESTUDANTIL DE DANÇA EM VILHENA.

A coreografia “Mix Camargo”, dirigida pelo coreógrafo Sérgio Magalhães e apresentada ao público e aos jurados por oitos alunas, levou o troféu de primeiro lugar com 3.206 pontos.

O Instituto Estadual de Ensino Wilson Camargo, de Vilhena, venceu a Mostra Estudantil de Artes, na modalidade “Dança”, em disputa da qual participaram alunos de 11 instituições de ensino das redes estadual, municipal e federal de Vilhena, Colorado do Oeste e Chupinguaia. As apresentações ocorreram na quadra poliesportiva da escola campeã na noite da sexta-feira (28).

A coreografia “Mix Camargo”, dirigida pelo coreógrafo Sérgio Magalhães e apresentada ao público e aos jurados por oitos alunas, levou o troféu de primeiro lugar com 3.206 pontos. A performance arrancou aplausos da plateia nos diversos momentos em que as dançarinas mudaram de ritmo e trocaram de figurino durante a apresentação. Fazendo jus ao nome, a coreografia foi composta por vários estilos, passando por músicas da década de 70 à atual, com destaque para o rockabilly, a era disco dos anos 80 e a dança de rua.

“Estou muito feliz. Esta é a primeira vez que sou campeã de alguma coisa na escola. Foi maravilhoso”, disse, chorando, a aluna Vitória Silva Bredun, de 12 anos, depois da cerimônia de premiação. Para a estudante do 7° ano do ensino fundamental, a participação em projetos culturais deixou-a mais “alegre e viva” nas aulas. “E ainda me fez melhorar o aprendizado e as notas das provas”, assegurou.

De acordo com a professora de artes Tânia Rodrigues, responsável pela equipe do Instituto Wilson Camargo, o título é o resultado do empenho do corpo administrativo e pedagógico nos projetos da escola. “As meninas ensaiaram a coreografia desde março e nesse período receberam o apoio de todos os nossos funcionários. Estamos no caminho certo para a melhoria da qualidade do ensino, tanto que alcançamos a meta de 5,2, proposta para o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de 2011”, aponta a professora.

Voluntário no projeto, Sérgio Magalhães comparou a concepção da coreografia como a construção de uma casa. “Começamos pela base, passo a passo, tijolo a tijolo, sempre procurando evoluir até encontrar a melhor sincronia entre as meninas. Não tem dinheiro que pague a alegria delas diante dessa conquista”, destacou.

Os outros dois troféus da premiação também foram conquistados por instituições vilhenenses. A Escola Estadual Álvares de Azevedo levou o de vice-campeã pelos 3.174 pontos obtidos com a coreografia de ginástica rítmica intitulada “Bonecas Vivas”. Os alunos do Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) invadiram a pista com o dance eletrônico que deu a eles a terceira colocação, com 3.153 pontos.

A quadra do Wilson Camargo ainda foi palco do carimbó paraense da Escola Estadual Francisca Martendal, de Chupinguaia; do folclore sulista e da dança de rua, das Escolas Estaduais Ângelo Angelin e Paulo de Assis Ribeiro, respectivamente, ambas de Colorado do Oeste; e do street dance da Escola Marcos Donadon, única representante da rede municipal de Vilhena. O público também pôde apreciar a diversidade de estilos da mostra nas apresentações de tango, free step, pop e hip hop das escolas estaduais Cecília Meireles, Machado de Assis, Shirlei Ceruti e Maria Arlete Toledo, todas do município-sede do evento.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Vilhena, a mostra teve o apoio da Secretaria Executiva Regional do Cone Sul e contou com a parceria do Ponto de Cultura Cone Sul Plural, do Centro Universitário Claretiano e das Secretarias de Educação, Esporte e Cultura dos municípios participantes.

A mesa de jurados foi composta pela professora Selma Sgamati e o estudante Aldemir Cordeiro, ambos da área de Educação Física, e os professores de dança Ricardo Nazaro, Nadia Reis e Adriana Klipel.

Fonte: EXTRA DE RONDÔNIA
Texto: Jovino Lobaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário